quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Da Plaza del Mayo até o Teatro Cólon (1ª parte)

Meu primeiro dia tinha planos de conhecer boa parte dos pontos turísticos do centro, porém nosso voo atrasou e fui correndo pra Plaza de Mayo (se pronuncia como se fosse "ch" - Macho"), peguei a Casa Rosada fechando, as 18hrs, mas assisti ao hasteamento da bandeira, na verdade a descida dela, acho que se diz desarvorar, não sei ao certo. Foi bem bonito, mas dizem que os soldados não tem muito respeito já q saem de forma pra desviar das pessoas, que se fosse em Londres passariam por cima, não sei se é verdade, ouvi dizer...






Bom, vou deixar de lado a ordem de como eu fiz as coisas pra dizer o roteiro que eu consideraria ideal. Na verdade depende mto do tempo que vc terá, como eu fiquei somente 5 dias queria desfrutar de tudo, algumas coisas eu só queria "ticar" o evento, dizer que já fui, conhecer, mas nada que eu tivesse tanta curiosidade. Porém outras coisas queria muitooo ir, como o Zoo de Lujan, que muitos nem ouvem falar, mas era meu primeiro desejo de BsAs. Enfim, voltando ao Centro cultural e histórico.
Caso conhecesse tudo em um dia o ROTEIRO IDEAL seria Plaza San Martin, descer a famosa rua Flórida, ir até a Plaza de Mayo, depois a Plaza del Congreso Nacional e finalizar nos arredores do Obelisco e Teatro Cólon. Vou postar fotos no post abaixo e dar dicas sobre cada um desses lugares.
Quando eu fui o metrô (subte para eles) estava em greve mas percebi q ele me fez a maior falta pois chegaria de um lugar a outro facilmente e por muito pouco, acho que não daria nem R$1,00, porém o ônibus também pode ser utilizado ou o taxi, que foi o que mais usamos por lá. Falarei dos transportes em outro post.
Então vamos ao primeiro ponto, a Plaza San Martin, que pra quem não sabe leva esse nome devido a pessoa que vc mais vai ouvir falar, até mais que Evita,. Ele foi um general argentino que ajudou no processo de independência de diversos países da América do Sul, ele tem estátuas e homenagens em todo lugar. E nesta praça que leva o seu nome não seria diferente. A primeira vez que passei por ela foi de noite e estava geando, não dava pra ver direito, foi quando fotografei, porém passei por ela de dia e é bem movimentada, o contrário do período noturno. Inclusive o taxista nos alertou sobre furtos e roubos no local devido ao fluxo de turistas.
A praça é super arborizada e linda, aos arredores há a Torre dos Ingleses, a estação Retiro (de trem), o ex-maior prédio da América Latina e um jardim imenso que lembra os da Recoleta, é um achado de paz no Centro. Há também o Palácio San Martín que não tive a oportunidade de ir mas há ali no jardim um pedaço do muro de Berlim e há visitas guiadas, mas é bom ligar antes pra saber dias e horários.


A plaza San Martin fica no fim da rua Flórida, é só seguir por ela e passar por várias lojas famosas, como a Zara, a Zara home, a famosa Falabella (parece a Casas Bahia do Brasil só que melhorada), a Isadora (loja de bijus muito conhecida), várias Farmacitys que tem coisas bem baratas comparadas ai Brasil. Mas só uma coisa, não pense em ir pra fazer compras na Argentina. Me disseram que o taxi era uma merreca, que o doce de leite era pechincha, que os alfajors são isso e aquilo... Tudo ilusão, desista. Foi-se o tempo que a Argentina era barata. É óbvio que uma coisa ou outra vc acha mais em conta, mas quase nada, deixe pra se deliciar no DutyFree e comprar umas lembranças pros amigos e parentes. Enfim, o couro é mais barato que por aqui sim, mas nem era meu objetivo, nunca foi meu sonho de consumo então não posso dar dicas sobre isso, mas soube que em Palermo vende e existe um circuito que pode-se contratar para visitas às confecções de roupas e sapatos de couro, mas fico no entorno da cidade, não é dentro de BsAs.
Voltando à Flórida, a rua é antiga, lembra o centro do Rio de Janeiro, mas o idioma dali? Português. Eles olham pra você e já sabem que se trata de brasileiro sem nem abrir a boca, rsrsrs. Vc olha pro lado e só encontra brasileiro, não sabe se ri ou chora. Se vc não fala espanhol fique tranquilo, pois lá todos entendem um bom portuñol falado com calma. Cuidado com os cambistas, eles dão ótimas ofertas para câmbio de real~pesos, mas eles trocam por notas falsas. Vá à uma casa de câmbio ou banco confiável, darei dicas depois.
Vou fugir um pouco do assunto pra falar dos argentinos. Onde está a tal rivalidade?? Ela existe só dentro dos campos. Que povo amável, que povo receptivo, prestativo... Vou enche-los de elogios por tamanho carinho que fui tratada por todos (exceto alguns taxistas abusados). Mas onde eu pedia informação me davam sempre com detalhes, sempre sorrindo, estão dando de mil a zero em educação de brasileiro. Todos os garçons são amáveis, e olha q lá em quase nenhum lugar se cobra os famosos 10%. NOTA 10 pros argentinos. Mas uma reclamação: cigarro, por que você existe?? Gente, me desculpem os fumantes, mas fumar também tem que ser um ato de educação. Nesta cidade 11 em cada 10 argentinos são fumantes, é incrível isso. E eles fumam em todos os lugares, eu estava com uma tosse alérgica que passei vergonha lá, todo lugar que eu estava eu tossia muito por causa do cigarro. Eles fumam no ponto de ônibus na sua cara, dentro de alguns restaurantes e a maioria dos bares, nos taxis, enfim, em qualquer lugar voce vai trombar com alguem baforando na sua cara, NOTA 0 pro cigarro. Mas tirando isso tá tudo ok!
Bom, seguirão algumas fotos da Flórida. Lembre-se que nela se encontra as Galerias Pacífico, ela é bem linda por dentro e tem vários lojas legais de cosmético e maquiagem, inclusive a Bobbi Brown e a MAC-pro (linha profissional), que não temos no Brasil, mas não se iluda com os preços, são altos.
Ah, na rua também há uma livraria El Ateneo, não confunda com a famosa e que abrigava o teatro, é a mesma rede porém não é aquela que é considerada ponto turístico.




Bom pessoal, no próximo post eu continuo falando sobre este roteiro que criei.

O beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário