segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Zoológico de Luján =D

Agora vou me acabar neste post, já que foi o melhor da viagem. Antes de viajar estava pesquisando sobre os pontos turísticos da viagem e em algum blog ouvi falar deste zoo e resolvi procurar saber mais sobre ele. Me APAIXONEI antes mesmo de conhecer. Então pesquisei como ir, onde ficava e tudo mais. Vou contar pra vocês.

O Zoológico de Luján fica dentro da província de Buenos Aires mas como o nome já diz, a cidade é Luján, que fica cerca de 60km de BsAs e a 8km do centro de Luján. Você pode ir de ônibus convencional, acho que o valor é de 10 pesos por pessoa, é a linha 57 (Atlantida) que sai da Praça Itália. Eu vi que ele passa de hora em hora, mas os ônibus só aceitam moedas (monedas) então fica super complicado juntar tudo isso de moeda se vc já não for com elas, no parque é impossível trocar (eu tentei). 

Várias empresas d turismo, muitas ali pela Florida, oferecem pacotes com transporte+entrada, mas o valor é absurdo, não vale a pena, sai mais de R$ 200,00 por pessoa. A melhor opção é ir com a Van, que foi o que eu fiz. Eu fui com a empresa mais conhecida de todas, a Fabebuss, eles tem vans a todo momento, mas tem que ligar antes e fazer a reserva. Haviam me dito que a volta era toda hora, até tem van, mas vc tem que fazer a reserva do retorno TAMBÉM, eu tinha feito só da ida e só consegui voltar pois haviam exatamente duas vagas sobrando, senão íamos ficar por lá já que nem moedas tínhamos. É só ligar um pouco antes, ela sai de frente do Obelisco, em frente ao Hotel República e custa 30 pesos cada trajeto, é pago na hora. Ida e volta pagamos 60 pesos/pessoa. Você marca por telefone a hora de saida e hora do retorno, eles tem uma lista e só embarca com o nome nela. O telefone da Fabebus é 02323-436304. A viagem durou cerca de 50 min na ida e 50 min na volta, outra coisa que é vantagem já que a linha 57 demora cerca de 2 horas e para em todo lugar. A saída é somente do local citado, o retorno eles até te deixam pelo caminho, caso deseje, vai depender da boa vontade do motorista.

O zoo não é tão grande quanto parece, você o visita em meio período (manhã ou tarde). Cheguei ao meio dia e fui embora as 17hrs e só porque comi lá e também porque perdi a visita guiada e tive que esperar mais 50 minutos lá, mas teria ido embora tranquilamente as 15 ou 16horas. Outra vantagem de ir sem guia e grupos é que você fica independente e vai onde quer e fica quanto tempo quiser. Quando se está em excursão você tem que esperar todo mundo tirar foto com cada animal até ir pro próximo, por isso a demora. Nem que encontre um passeio mais barato não vale a pena. 

Outro ponto é a alimentação, é HORRÍVEL. Comemos lá porque estávamos mortos de fome e sem almoçar. O preço é absurdo, a qualidade horrível. Então se puder vá alimentado e leve um biscoitinho caso sinta fome. Acho que como não há opção e você é obrigado a comer de qualquer jeito, lá eles estrapolam e nem ligam pra qualidade e preço. Mas dentro do restaurante há Araras muito bonitas, mas pode entrar, tirar foto e sair, rsrs. Tem a lanchonete mas não há nenhuma opção por lá, fica logo à frente do restaurante. Eu fui na segunda, então não sei se no fds eles melhoram um pouco devido ao maior movimento.

Outra característica é o lamaçal, fui em uma tarde posterior a uma manhã chuvosa, mas pelo visto aquilo ali é lama sempre. Aconselho ir de sapato fechado ou bota, e que o calçado vc não use nenhum outro dia depois, já que ficará bem sujo. Na van que eu estava vi pessoas tirando galochas que tinham comprado só pra ir lá, não acho necessário, não é um brejo, mas o sapato volta enlameado.

Mapa do zoo


Agora vamos ao passeio em si.

Na entrada fica uma moça que vende a entrada, custa 130 pesos, aceitam somente dinheiro, não passam cartão (tarjeta) nem de crédito e nem de débito. Eles aceitam real, pagamos com ele inclusive, saiu 130 reais os dois (R$65,00 cada). 

Logo na entrada eles vendem uns pacotinhos com comida por 10 pesos. Há patos e pacas soltos em todo o zoo, mas logo de entrada já havia a jaula do tigre e foi a primeira que fui. Fui andando por todo parque e visitei todos os animais. Seguem as fotos.

Tigre lindo


Os tratadores são super amáveis, batem foto pra gente e tratam muito bem os animais.

Você pode dar leitinho na mão, a língua é áspera.

Filhotes de leão e tigre, juntos quando pequenos, eles tinham 40 dias.


Nós não podíamos brincar com eles pois dizem que mesmo filhotes são muito fortes.


Você pode passear no dromedário. Há passeios de cavalo, mas somente nos fins de semana, não deu pra eu ir =/


Nessa parte tinha cobra albina, iguanas. São lindas, mas não podíamos tirar foto com nossa câmera, só com a deles pra depois comprar, caso quisesse. Inclusive, no parque todo sempre estão tirando fotos suas, no fim do passeio você vai lá olhar suas fotos e ficar com alguma, caso queira.

Os patinhos que ficam soltos por lá.




Tava um dia frio, eles estavam preguiçosos e bem cheios, nem o leite queriam beber. Os tratadores explicaram que eles comem de noite e de dia ficam bonzinhos pois estão cheios, nunca houve nenhum acidente de ataque ou algo parecido no zoo.


O pelo deles é fofinho, mesmo na juba, a língua é bem mais áspera que a do Tigre e a mão fica muito suja depois. A vontade é de apertar, mas não podia, é claro.




Os elefantes parecem ser os mais bravos, são rodeados pela cerca elétrica mas disseram que eles não levam choque. São somente fêmeas, os machos são muito bravos.


Eles comem as frutas da nossa mão.




Galinhas da angola

Não haviam animais aquáticos, somente um leão marinho.





As fotos a partir daqui são da visita guiada. A partir das 11horas, de hora em hora, saem as visitas guiadas. Na verdade é uma parte fechada que eles vão anunciando e sai um grupo onde um guia explica sobre os animais de lá. Tem veados, bambis, ovelhas, emas. E é também onde estão os leões recém nascidos e os ursos. Não é pago, está incluso no valor da entrada, mas eles são rigorosos no horário de saída. Depois que fecham o portão não pode acompanhar o grupo que já saiu.





Outro ponto é a criação de animais com os cachorros.É um dos aspectos fortes que garante que eles não ataquem os humanos. Os cachorros filhotes são criados com os animais filhotes e assim eles crescem juntos.  Os caninos ensinam a respeitar o homem, a responder por um nome e serem "civilizados".


Na visita guiada há vários carros antigos. Na parte de fora também há MUITOS carros. Pra quem gosta é super interessante, mas não era o meu caso. Na parte exterior é absurda a quantidade de carros antigos. Imagino que o dono gasta todo lucro nisso, ao invés de acimentar a parte dos pedestres, rsrsrsrs. 

Filhote de leão com 40 cm, coisa mais linda e fofa do mundo.

Não pude pegá-lo mas como fui a última da fila ele colocou o neném nas minhas costas e ele me lambeu 



Alimentando os ursos, é muito rápido, vc tem que colocar e tirar a mão rapidamente. Eles vendem um saquinho com 4 aperitivos por 10 ou 5 pesos, não estou me recordando ao certo.



Uma tipo raro de pavão, o albino. O coitado nem deve fazer sucesso nas pavoas.. rsrs. Mas é lindo.


O zoo lembra uma enorme fazenda, não tem aspecto de zoo mesmo. Acho que o dono deveria investir mais em cuidados no aspecto do local. Apesar disso tudo os animais são super bem tratados e vale a pena ir.

Amei meu passeio e espero que quando forem até BsAs sobre um tempinho para conhecer o local. Qualquer dúvida pode perguntar.

O beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário